Chaetomorpha
Stock disponível: 4 un.
Alga Chaetomorpha para refúgio de aquários marinhos.
Controlador e removedor natural de Nitrato (NO3) e Fosfato (PO4)
Muitos aquariofilistas marinhos declararam a Chaetomorpha como sendo o melhor macroalga para o refugiios.
Entre as espécies de chaeto mais utilizadas estão a C. linum, a C. spiralis e a C. crassa. Estas espécies têm todas a mesma aparência básica e servem os mesmos propósitos gerais em aquários.
Esta prolífica alga marinha é conhecida por crescer rapidamente e absorver quantidades substanciais de nutrientes. Desde que a sua fonte de luz seja razoavelmente intensa (quase brilhante o suficiente para cultivar a maioria dos corais), é bastante simples de cultivar.
Geralmente não requer qualquer suplementação de nutrientes ou oligoelementos. A estrutura fosca das massas que forma muito eficazmente aprisiona as partículas de matéria orgânica da coluna de água. Se os copépodes e anfípodes estiverem presentes no sistema de aquário, o relvado chaeto será como um íman para eles.
À medida que as cápsulas se concentram na massa de algas, consomem rapidamente qualquer matéria orgânica que possa ter-se acumulado ali. Os nutrientes que foram absorvidos e assimilados pela planta só são verdadeiramente removidos do sistema quando partes do tapete são removidas.
Assim que a massa começar a crescer nos últimos espaços abertos do refúgio, uma secção (talvez um quarto da massa total) deve ser colhida. Isto assegura o crescimento contínuo, o que assegura a absorção contínua de nutrientes (as massas vegetais em crescimento excessivo e moribundas despejam estes nutrientes de volta para a água do aquário).
À medida que gera fotossíntese, as algas irão consumir dióxido de carbono. Isto resulta num aumento dos valores de pH, o que contribui para o crescimento dos corais SPS.
Recomenda-se que aqueles que utilizam reatores de algas conectem a unidade logo após os reactores de cálcio para capturarem e absorverem qualquer excesso de dióxido de carbono que libertem. Embora outros novos tipos de plantas marinhas possam ainda tornar-se populares, será difícil encontrar uma macroalga que seja mais adequada para refúgios do que Chaetomorpha.
Para além de ser resiliente e pouco exigente, é simples de colher. Não liberta substâncias nocivas para a água. E, cria um espaço de vida altamente favorável para a vida bentónica.
Qualquer aquário marinho pode beneficiar da adição desta macroalga única.