O cálcio, por si só, não pode formar o material esquelético dos corais ou permitir o crescimento de algas calcárias. São também necessárias outras substâncias. Alguns outros componentes são o carbonato e o bicarbonato. Estas duas substâncias também têm um grande impacto na estabilização do pH na gama adequada de 8,1 - 8,4. Esta estabilização é também designada por tamponamento.
A concentração total de carbonatos e bicarbonatos é também designada por alcalinidade carbonatada ou dureza carbonatada. A única diferença entre alcalinidade e dureza carbonatada é um fator de conversão.
Conclusão:
- Uma vez que os principais componentes do tampão utilizados para o crescimento dos corais e das algas calcárias são o bicarbonato e o carbonato, estes devem ser adicionados para corrigir qualquer diminuição da alcalinidade ou da dureza do carbonato.
- Um tampão bem formulado deve funcionar de forma a que as medidas corretivas tenham um efeito duradouro e não alterem o pH do sistema. A alcalinidade ou dureza carbonatada deve ser mantida tão estável quanto possível, o que requer meios de teste muito sensíveis e exatos.
- O teste Salifert KH/Alk é muito simples. Mede em passos suficientemente pequenos de 0,1 meq/L ou 0,3 dKH com uma mudança abrupta de cor. Isto torna possível detetar alterações importantes mas pequenas.
- O tampão Salifert KH + pH torna simples a correção da alcalinidade ou da dureza carbonatada e não altera o pH do sistema. Em 24 horas adquire o pH correspondente a outros parâmetros do aquário. Se o pH ainda for baixo 24 horas após as medidas de correção, a causa é geralmente uma troca de gás insuficiente (arejamento ineficaz).
- O kit pode efetuar aproximadamente 100 - 200 medições.