O magnésio está presente no GSN numa concentração bastante elevada (1300 - 1400 mg/L). O magnésio é uma parte essencial da clorofila, que é necessária para a fotossíntese. Sem a fotossíntese, as plantas, incluindo as algas e os corais, que normalmente mantemos nos nossos aquários, não seriam capazes de viver.
O magnésio tem outra função importante, pois permite manter a combinação correta entre a concentração de cálcio e a alcalinidade ou dureza do carbonato.
Conclusão:
- Justifica-se a medição do magnésio e a adoção de medidas corretivas. Os aditivos de magnésio devem ser tais que não se crie um desequilíbrio iónico. Além disso, muitos sais de magnésio contêm quantidades suficientes de amoníaco para perturbar os equilíbrios biológicos. Por conseguinte, são necessários sais de magnésio de qualidade muito elevada.
- O magnésio é um elemento que tem sido negligenciado durante muito tempo. O conteúdo de magnésio de alguns aquários parece ser bastante baixo quando verificado. Devem ser tomadas medidas corretivas para se conseguir um sistema de recife equilibrado.
- O teste de magnésio Salifert é muito simples e não sofre interferências de cálcio e estrôncio quando dentro de certos limites. Mede em passos suficientemente precisos de 30 mg/L com uma mudança de cor acentuada.
- O aditivo de magnésio líquido Salifert não desequilibra o sistema e é ultra puro. A Salifert foi a primeira a oferecer este aditivo. Uma versão mais económica, adequada para uma correção única importante, é o pó de magnésio Salifert.
- O kit pode efetuar aproximadamente 50 medições.