Adesivo SeaTak Coral
Adere permanentemente fragmentos de coral com polímeros de concha. SeaTak é um adesivo subaquático completamente novo, inspirado na química das glândulas biliares dos mexilhões.
Características do autocolante SeaTak CORAL
- adere debaixo de água
- elevada resistência inicial
- reposicionável, moldável e super forte após a cura num prazo razoável
- os pólipos de coral começam a crescer para além do adesivo num curto espaço de tempo
Instruções
O procedimento varia muito consoante a aplicação específica, como fragmentar corais-pedra no aquário ou para aquacultura, fixar um fragmento a um substrato artificial ou aderir diretamente um fragmento de coral a uma formação rochosa, seja num aquário ou habitat natural.
Outra aplicação seria criar decorações rochosas, como rochas vivas, cerâmicas de recife ou outros materiais rochosos artificiais, e isto pode ser feito seco ou molhado, ou seja, debaixo de água.
É importante compreender o adesivo, pois não se comporta como o cianoacrilato ou o epóxi subaquático.
A técnica de aplicação é significativamente diferente dos processos habituais de colagem. Por isso, é aconselhável fazer um teste com uma pequena quantidade do adesivo antes de o utilizar com fragmentos de corais vivos.
É aconselhável trabalhar sempre com luvas de proteção, não só para evitar o contacto com a pele, mas também para facilitar a limpeza posterior.
Procedimento para colagem:
Preparação
Primeiro, prepare as superfícies a colar, limpe-as e torne-as ásperas, se necessário. No entanto, as superfícies não precisam de estar secas.
Aplicativo
Aplique o adesivo com uma ferramenta adequada, como uma espátula, ou esprema o material do tubo no ponto de utilização. Este pode ser feito a seco ou debaixo de água. Não utilize o material com moderação, pois é geralmente necessário um material amplo para uma estabilidade suficiente.
Trabalhe rapidamente, pois num ambiente húmido, o adesivo forma uma película na superfície do material, reduzindo a sua pegajosidade.
Cura
Depois deixe o adesivo curar: a humidade é o ativador, por isso começa a endurecer imediatamente.
O material suporta imediatamente o fluxo leve de água no aquário. Aproximadamente 50 a 80 por cento da resistência final é atingida no dia seguinte.
Após
Após o procedimento de trabalho, deve começar imediatamente a limpar a área de trabalho. As contaminações de vestígios de adesivo não curado podem ser limpas com acetona (removedor de verniz) ou álcool isopropílico a 91%. O adesivo curado deve ser removido mecanicamente por trituração ou esmagamento.